Cronotipos e o Jet lag social
Já comentei que o Núcleo Supraquiasmático (NSQ) é o nosso relógio biológico, que forma, pela influência de vários fatores, o nosso ritmo circadiano. Apesar de todos possuirem NSQ, ele não é igual para todo mundo.
Algumas pessoas são “corujas noturnas”, possuindo um padrão vespertino, causando naturalmente com que durmam e acordem mais tarde, já outras são “sabiás matinais”, que vão cedo para a cama e levantam cedo e ainda existem aquelas que não possuem um padrão específico, sendo mais flexíveis com os horários.
Esses padrões não são opções individuais, mas são consequências da genética, a qual determina o cronotipo de cada um. Tendo em vista isso e que a maioria das atividades do dia a dia fazem com que as pessoas durmam e acordem cedo, como trabalhos e aulas, percebe-se que as pessoas que são vespertinas sofrem muitas vezes com um jet lag social, fazendo com que não consigam ter seu ritmo circadiano de acordo como o que sua genética diz.
Esse jet lag social é preocupante, visto que o distúrbio no ritmo circadiano causa severos prejuízos à saúde do indivíduo, como aumentar os níveis de hormônio do estresse, diminuir fisicamente o volume do lobo temporal, afetando o aprendizado espacial e a memória, predispor a transtornos do humor e desencadear doenças metabólicas como diabetes tipo 2 e obesidade.
Interessantemente, apesar dos cronotipos não serem iguais para todos, na adolescência o ritmo circadiano tende a atrasar, tornando-se mais vespertino, o que justifica a necessidade dos adolescentes dormirem e acordarem mais tarde, porém é válido ressaltar que isso não justifica o indivíduo dormir e acordar muito mais tarde, ou fazer o famoso “madrugar”, já que os seres humanos não são noturnos. Além disso, hábitos durante o dia podem ajudar no manejo do ritmo circadiano e adequá-lo para certa necessidade, alguns exemplos disso seriam a exposição maior de luz, principalmente solar, durante o dia e ficar em ambientes mais escuros no horário próximo de dormir. Assim o ritmo vespertino pode se adaptar para a necessidade matutina.
Caso queira saber qual o seu padrão, clique no link para responder o questionário do cronotipo!
https://institutodosono.com/teste-de-cronotipo/
Referências
- Eagleman D, Downar J. Brain and Behavior. Sinauer Associates, Incorporated; 2023.
- Smith PC, Mong JA. Neuroendocrine Control of Sleep. Neuroendocrine Regulation of Behavior. 2019;43:353–78.
- Montaruli A, Castelli L, Mulè A, Scurati R, Esposito F, Galasso L, et al. Biological Rhythm and Chronotype: New Perspectives in Health. Biomolecules [Internet]. 2021 Mar 24;11(4):487. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8063933.
- Rizzo, Vitor Bonk. O Misterioso Mundo do Sono. Tecnodata; 2024.
Muito interessante! Quem dera meu emprego entendesse que cada pessoa tem seu cronotipo e deixasse eu chegar mais tarde!